Gestão Educacional
Objetivo
Na área educacional é muito importante desenvolver uma ótima administração escolar, para que o planejamento e a execução dos trabalhos sejam de qualidade. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Gestão Educacional, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja atuar na área de supervisão educacional ou como gestor escolar em colégios e universidades, através da abordagem de temas como o planejamento institucional, a organização e estruturação da escola, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.
Carga Horária: 105 horasCurso online
Conteúdo:
Princípios e Métodos de Gestão Escolar Integrada
:: Teorias da administração aplicadas à gestão escolar (parte 1)
:: Teorias da administração aplicadas à gestão escolar (parte 2)
:: A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação
:: Mudança institucional
:: Teorias psicológicas aplicadas à gestão escolar: behaviorismo, teoria de campo e psicanálise
:: Liderança, recursos humanos e gestão escolar
:: Motivação na instituição escolar
:: Autoridade e poder do gestor escolar
:: Gestão escolar: consenso e conflito - a complexidade dos processos grupais
:: Gestão e autonomia da escola
:: Gestão escolar e políticas de educação
:: A complexidade da gestão da sala de aula
:: Formação do educador/ formação do gestor (parte 1)
:: Formação do educador/ formação do gestor (parte 2)
:: Ação gestora na educação infantil e ensino fundamental
:: Ação gestora no ensino médio
:: Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout
:: A gestão colegiada e seus efeitos na escola
:: Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola
:: A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor
Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional
:: Evolução histórica da supervisão educacional
:: Ação supervisora e tendências pedagógicas
:: A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola
:: Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar
:: A supervisão educacional e a construção da prática transformadora
:: Origem e evolução histórica da orientação educacional
:: Ação orientadora e seus períodos de evolução histórica na educação brasileira
:: A orientação educacional e os valores no desenvolvimento institucional da escola
:: Ação da orientação educacional e a dinâmica do cotidiano escolar
:: Orientação profissional: uma proposta de escolha
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 1º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 2º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 3º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 4º desafio
:: O diálogo entre as ações específicas e conjuntas do supervisor e do orientador educacional na escola
Duração:
O curso de Gestão Educacional tem carga horária de 105 horas e deve ser concluído em 90 dias. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.
Certificado:
Após a conclusão do curso e se o resultado da avaliação for igual ou acima da média exigida, o certificado de conclusão será disponibilizado no ambiente virtual de estudos para que você possa imprimi-lo.
Alunos que não alcançarem a mídia necessária, em nenhuma das três oportunidades de avaliação, não receberão o certificado.
Materiais:
Online: livros eletrônicos em formato PDF, videoaulas via internet.
Material Didático - Autor:
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
- Doutora em Educação - UFRj;
- Mestre em Psicologia Escolar - UGF;
- Especialista em Gestão Escolar - ASOEC;
- Graduada em Psicologia - UERJ;
- Graduada em Pedagogia - SUAM.
Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun
- Doutora em Filosofia - UGF;
- Mestre em Educação - Fundação Getúlio Vargas;
- Graduada em Pedagogia - PUC-RJ.
Metodologia:
O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 6,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.
Avaliação:
A avaliação estará disponível após 14 dias contados a partir da confirmação de compra,
e deveráser realizada dentro do prazo de acesso ao curso.
A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado
durante o curso. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 6,0 para ser aprovado, ou
seja, deve acertar no mínimo 6 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente
após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno.
Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de
acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a mídia exigida. As provas
podem conter questões diferentes a cada tentativa.
IESDE - Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Batel | CEP 80730-200 | Curitiba-PR